EM MOVIMENTO

Iniciativa de apelo à Paz

O MDM foi uma das duas dezenas de organizações e entidades que se associaram à iniciativa “Não à guerra, não às sanções e bloqueios!”, promovida pelo CPPC no dia 14 de Abril, em Lisboa, e no Porto, dia 15 de Abril.

As preocupações elencadas no texto de apresentação dos actos públicos subiram ao palco no Martim Moniz, numa sessão cuja apresentação esteve a cargo de Eduardo Lima (CPPC) e em que intervieram Augusto Fidalgo (Associação de Amizade Portugal-Cuba), Libério Domingues (CGTP-IN), Ana Souto (Movimento Democrático de Mulheres), Raul Ramires (Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente) e Ilda Figueiredo (CPPC).

Uma das questões abordadas e denunciadas foi a intensificação, por parte das potências ocidentais, neste momento de epidemia, das sanções e bloqueios, prejudicando desse modo a assistência médica e degradando serviços de saúde e condições de vida das populações, em países como Cuba, Venezuela, Síria e Irão.

Guerras passadas e actuais  na Jugoslávia, no Iraque, na Líbia, na Síria, no Iémen , assim como as suas graves consequências, foram igualmente lembradas: mortos, refugiados, sistemas públicos desmantelados, uma dependência crescente.

Criticou-se a ocupação da Palestina e do Saara Ocidental, que se agravam de dia para dia, alertou-se para os riscos que o cerco militar à Rússia e à China, por parte dos EUA e da NATO, e o crescendo militar na EU, implicam para a segurança internacional, afirmando-se que defender a paz é uma luta do nosso tempo e uma exigência do futuro e que o cumprimento dos princípios inscritos na Carta das Nações Unidas é o caminho para salvaguardar a paz e avançar no desenvolvimento a que todos os povos têm direito, independentemente do caminho que soberanamente escolham. Que o Estado português deve respeitar a Constituição da República Portuguesa, o direito Internacional, assumindo uma política de paz, de amizade e cooperação entre os povos.

Intervenção de Ana Souto (PDF)

wb_gestao2Iniciativa de apelo à Paz

Related Posts