EM MOVIMENTO

Conselho Nacional aprova Moção pela autodeterminação do povo saharaui!

O Conselho Nacional do MDM, reunido a 2 de Abril de 2022, discutiu a situação das mulheres saharuí e considerando a urgência de uma solução justa para o Sahara Ocidental, o Movimento Democrático de Mulheres, (MDM) organização de mulheres portuguesas, num gesto de solidariedade com as mulheres e aquele povo, – a viver debaixo de degradantes situações de penúria alimentar e violências, e com provas dadas de abnegada resistência e capacidade de gestão e organização social e familiar, capaz de minimizar os efeitos da colonização, de enfrentar o Muro da vergonha – ao longo de 3 000 Km rodeado de cada vez mais minas, um Muro que separa as famílias – e a falta de autonomia económica e política – apela a uma solução rápida e possível no quadro do direito internacional para acabar com a última colónia em África e garantir a dignidade daquele povo.

Exigimos o imediato cumprimento do direito do povo saharauí à autodeterminação e o ponto final na descolonização do Sahara Ocidental

Exigimos do governo português uma clara posição a favor do cumprimento do direito à autodeterminação do povo saharaui, agindo em conformidade no âmbito das Nações Unidas e da
UE, ao mesmo tempo que deverá deixar clara a condenação à ocupação ilegal de Marrocos (ilegalidade amplamente demonstrada pelos vários tribunais).

Manifestamos solidariedade activa às Mulheres da União Nacional de Mulheres Saharauis (UNMS) e ao povo saharaui, unidas que estamos pela resistência antifascista ao colonialismo e à opressão colonialista. Para conhecer a Moção, clique aqui.

To know the content of the document, For the self-determination of the Saharawi people! Women join hands for Peace in the World, click here.
Para conocer el contenido del documento ¡Por la autodeterminación del pueblo saharaui! Mujeres unen sus manos por la Paz en el Mundo, click aquí.

wb_gestaoConselho Nacional aprova Moção pela autodeterminação do povo saharaui!

Related Posts