EM MOVIMENTO

Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa, no passado dia 13 de Março

Mais de 1000 mulheres participaram no dia, 13 de Março, nos Restauradores em Lisboa, na acção que culminou na Manifestação Nacional de Mulheres, organizada pelo MDM. Esta concentração, cumprindo todas as normas sanitárias que os tempos exigem, deu expressão aos problemas e reivindicações das mulheres dos distritos de Lisboa, Setúbal, Leiria, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora, Beja e Faro.
Com muita combatividade as participantes foram porta-vozes do apoio de muitas mais centenas de mulheres, que não podendo estar presentes, apoiaram os objetivos do MDM neste 8 de Março.
Sob o lema «não há desculpa para retrocessos| Viver Direitos, Vencer Violências», as mulheres não puderam calar os problemas e aspirações que levaram até aos Restauradores.
Esta acção, juntamente com a acção realizada no Porto, no passado dia 7, culminam a Manifestação Nacional de Mulheres de 2021.
Em Lisboa, Regina Marques apresentou a saudação manifestando a solidariedade com a luta das mulheres pelos direitos, por um mundo mais justo, solidário e seguro. Sandra Benfica dirigiu uma saudação às mulheres que em Portugal vivem, trabalham e lutam por uma vida melhor. E Tânia Mateus, na sua intervenção, refere que o MDM, apesar dos fortíssimos constrangimentos à sua acção organizada, o MDM não está confinado, nem calado. Ao do último longo do ano, o MDM denunciou os problemas e exigiu que se enfrentasse a pandemia
cumprindo os direitos das mulheres. Deixando ainda o alerta para que «não peçam às mulheres que aceitem a factura que lhes está a ser passada e que se soma à que já pagavam antes, traduzida em desigualdades, discriminações no trabalho, na maternidade, na família e na sociedade. Mulheres que aguentam sobre grande exaustão, pressão e desgaste. Querem-nos supermulheres, resignadas e sem direitos!»
No final da acção, o MDM assumiu o compromisso de prosseguir a luta em nome dos direitos, igualdade, segurança e dignidade das mulheres, e anunciou que, em 2022, para comemorar o Dia Internacional da Mulher realizará a sexta Manifestação Nacional de Mulheres que terá lugar a 5 de Março no  Porto e 12 de Março em Lisboa.

Para ver a galeria de imagens, clicar aqui.

wb_gestao2Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa, no passado dia 13 de Março

Related Posts