MANIFESTAÇÃO NACIONAL DE MULHERES

EXIGIR IGUALDADE NA VIDA

os direitos das mulheres não podem esperar

O 8 de Março não é um dia qualquer!
Permanece, mais do que nunca, como um dia de afirmação do valor da luta das mulheres e da unidade pela emancipação. Um dia para afirmar as aspirações e os sonhos das mulheres.
Vamos comemorar o DIA INTERNACIONAL DA MULHER e afirmar a força das mulheres na luta por direitos e pela igualdade.

vem daí e luta

Apelo pela Paz na Ucrânia, na Europa e no Mundo

O Dia Internacional da Mulher é também um dia de afirmação da importância da Paz no Mundo, contra todas as guerras, pelo que a Manifestação Nacional de Mulheres, promovida pelo MDM em Portugal, nas comemorações do Dia Internacional da Mulher expressa o seu Apelo pela Paz na Ucrânia, na Europa e no Mundo.

Somos confrontadas com múltiplas guerras no mundo, que causam morte, sofrimento, destruição, deslocações das populações. Os efeitos da guerra geram mais injustiças e desigualdades entre os países, entre os povos, entre as mulheres. A guerra é contrária aos direitos, interesses e aspirações das mulheres e dos povos. Por tudo isso somos pela Paz.

Bárbara Canijo, do núcleo do Porto do MDM e Conselheira Nacional do MDM apresentou o Apelo pela Paz na Ucrânia, na Europa e no Mundo, na Manifestação Nacional de Mulheres de 2022. Para conhecer mais, clique aqui.

Saudação às mulheres em todo o mundo pela igualdade na vida e pela Paz

O Dia Internacional da Mulher é uma data que traduz a história secular de luta das mulheres por direitos cívicos, sociais, económicos e políticos e contra todas as discriminações e desigualdades na lei e na vida. Permanece como um símbolo da luta emancipadora das mulheres do mundo inteiro.

A Manifestação Nacional de Mulheres promovida pelo MDM em Portugal nas comemorações do Dia Internacional da Mulher 2022  expressa a sua solidariedade com a luta das mulheres em todo o mundo pela igualdade na vida e pela Paz.

Para conhecer o teor da Saudação às mulheres em todo o mundo pela igualdade na vida e pela Paz, apresentada pelo MDM na Manifestação Nacional de Mulheres de 2022, clique aqui.

LISBOA| 12 de Março

No passado dia 12 de Março teve lugar a Manifestação Nacional de Mulheres reunir milhares de mulheres dos distritos de Beja, Castelo Branco, Évora, Leiria, Lisboa, Faro, Portalegre, Santarém e Setúbal participaram na Manifestação, convocada pelo MDM, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2022. Nem a chuva afastou as mulheres da luta pela exigência de igualdade na vida!

Nesta Manifestação Nacional de Mulheres em Lisboa, foi anunciado que, em 2023, o MDM realizará a sétima Manifestação Nacional de Mulheres a 4 de Março, no Porto, e a 11 de Março, em Lisboa, momentos altos da projecção da força e da vontade das mulheres em defender os seus direitos.

Siga o nosso álbum de fotografias

Intervenção de Ana Souto, do Secretariado Nacional


Esta Manifestação é expressão da força da unidade das mulheres na denúncia dos seus problemas concretos, impeditivos de uma verdadeira igualdade na vida, e da vontade de lutar pela concretização das suas aspirações, enquanto trabalhadoras, cidadãs e mães a uma vida melhor, numa sociedade mais justa, sem discriminações, injustiças e violências. Representa uma afirmação da determinação, da força de vontade das mulheres, que não colide nem substitui outras formas de luta.
Para conhecer a intervenção, clique aqui.

 

PORTO| 05 de Março

No passado dia 5 de Março teve lugar a Manifestação Nacional de Mulheres reunir milhares de mulheres dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu participaram na Manifestação, convocada pelo MDM, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Mulher de 2022.

Siga o nosso álbum de fotografias

Intervenção de Margarida Lopes, do Secretariado Nacional


Não pode haver desculpa!
«Como se pode viver em igualdade quando o salário ou pensão não chega para garantir uma vida sem incertezas ou sobressaltos? Como se pode viver em igualdade se persistem as discriminações por maternidade? Como se pode viver em igualdade numa sociedade que oprime e subjuga uns em favor de outros? Como se pode viver em igualdade numa sociedade onde se instiga o medo, onde se despreza
a Paz?»
Para conhecer a intervenção, clique aqui.

 

Estamos a construir a Manifestação Nacional de Mulheres

ver galeria de imagens

Materiais

não há desculpa

para a degradação das condições de vida e de trabalho

para a objectificação, exploração e mercantilização do corpo

para as violências contra as mulheres

para as desigualdades no acesso à saude

wb_gestaoManifestação Nacional de Mulheres 2022