EM MOVIMENTO

9 de Maio de 2020 | 75º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo

Pela liberdade, a paz e a verdade
Não ao fascismo e à guerra

No dia 2 de Maio de 1945, o Exército Soviético tomou o Reichstag, em Berlim. Poucos dias depois, a 8 de Maio, a Alemanha nazi assinava a sua rendição incondicional. No dia seguinte, 9 de Maio, milhões de pessoas comemoraram o dia que passou à História como o dia da Vitória.

A 6 e 9 de Agosto de 1945, os EUA lançavam o horror atómico sobre Hiroxima e Nagasáqui, cidades de um Japão já derrotado. No dia 2 de Setembro o militarismo japonês capitulava.

Para trás ficava a maior tragédia humana que a História conheceu. Cerca de 75 milhões de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial. Auschwitz e os muitos outros campos de concentração e extermínio nazis figuram entre os mais hediondos crimes do nazi-fascismo.

O Conselho Português para a Paz e Cooperação e várias organizações, entre elas o MDM, assinalam o 75º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo, realçando a importância de assinalar esta importante vitória e a necessidade de continuar a construção de um Mundo mais justo, solidário e de paz.

É em nome dos combates do nosso tempo, honrando a História e a luta dos povos que comemoramos o dia 9 de Maio, o dia da Vitória, afirmando que 75 anos depois faz sempre e cada vez mais sentido defender a liberdade, a paz e a verdade, e dizer não ao fascismo e à guerra. 

Para ler o documento, clicar aqui

wb_gestao29 de Maio de 2020 | 75º aniversário da vitória sobre o nazi-fascismo

Related Posts