Solidariedade com a luta das mulheres em todo o mundo

O MDM integra a Federação Democrática Internacional de Mulheres, num espírito de partilha e de solidariedade internacional, mas como enquanto força internacional com a vitalidade de milhares de mulheres persistentes, combativas e corajosas, unidas por ideais progressistas e de respeito mútuo, em todos os continentes

A FEDERAÇÃO DEMOCRÁTICA INTERNACIONAL DE MULHERES (FDIM), fundada em Paris, no dia 1 de Dezembro de 1945, é uma organização internacional de mulheres, não governamental, que integra todas as organizações de mulheres e feministas do mundo inteiro, sem distinção de nacionalidades, de pertença religiosa ou etnia, de orientação sexual, que lutam pela emancipação das mulheres e dos povos, por uma sociedade sem exploração e opressão e pela paz no mundo e aceitem os seus Estatutos. Tem o estatuto consultivo no Conselho Económico e Social das Nações Unidas.

A FDIM através dos seus órgãos directivos e de coordenação regional, entre outras finalidades:

  • Dinamiza, amplia e aprofunda a luta emancipadora das mulheres, pelo direito à autonomia económica e pessoal, pela defesa dos seus direitos, a sua dignidade como mulheres, trabalhadoras, cidadãs ou mães.
  • Dá relevo e reconhece as conquistas históricas inspiradoras das mulheres e reconhece a sua presença e contributo nos progressos civilizacionais alcançados no século XX, no pós-2ªguerra mundial, momento fundacional da organização.
  • Aproveita e valoriza a experiência das mulheres na luta por sociedades livres e soberanas, para a construção de um corpus teórico que sustenta a FDIM em qualquer parte onde actua, guardando as suas especificidades nacionais e regionais.

São órgãos da FDIM: O Congresso, o Comité de Direcção, o Secretariado (com 1 Presidente e duas vices-Presidentes por Região/Continente). Conta ainda com uma estrutura regional para Coordenação directa e enlace das organizações nacionais de cada região.

null

wb_gestao2INTERNACIONAL