23 de Abril de 2015

Saudação ao 25 de Abril e apelo à participação das mulheres nos desfiles

A Revolução do 25 de Abril abriu as portas a profundas transformações na vida das mulheres portuguesas e de toda a sociedade. Abriu portas à Liberdade. Abriu portas à consagração de direitos e a que se trilhassem caminhos para a conquista de uma vida com dignidade.

Abril foi a semente que desabrochou no cravo vermelho com que as mulheres encheram as ruas!

As mulheres não calaram a indignação de se verem afastadas da vida política e social, não calaram a subalternização no trabalho, não calaram a humilhação de ficarem confinadas à casa e à família.

As mulheres agarraram nas suas mãos a defesa dos seus direitos e organizaram-se para intervir com voz própria. Soltaram a sua voz a favor da igualdade e da Paz.

A Revolução inscreveu na Constituição da República Portuguesa as grandes transformações políticas e económicas de Abril.

A voz de muitas mulheres e, nomeadamente, do Movimento Democrático de Mulheres influenciou a consagração, na Constituição, da igualdade entre homens e mulheres no trabalho, na família e na sociedade, a igualdade salarial e de direitos fundamentais para todas e todos no trabalho, na saúde, na segurança social, na educação. Consagrou a maternidade como valor social eminente.

Com Abril, as mulheres conquistaram o direito à dignidade!

Saudamos, por isso, o 25 de Abril!

Neste 25 de Abril, nesta data de importante significado para as liberdades e direitos alcançados pelas mulheres portuguesas, e pelo povo português, lutamos para que a Democracia não seja uma palavra vã, sem significado.

O atual Governo tem desferido o mais violento ataque ao Portugal de Abril, afrontando a Constituição da República Portuguesa. É uma política marcada por retrocessos sem precedentes, pela retirada de direitos.

O aumento do desemprego feminino, a desqualificação profissional, o congelamento e a redução de salários e a generalização da precariedade agravam violentamente as condições de vida das mulheres, em geral, sejam elas trabalhadoras, pensionistas, jovens ou idosas.

É perante esta situação que a defesa dos valores de Abril, consagrados na Constituição, tem ainda mais sentido!

Hoje e agora, mulheres levantemo-nos, porque é urgente, indispensável e possível travar as políticas que levam por diante a avassaladora destruição das conquistas de Abril!

Neste dia de tão grande significado, o Movimento Democrático de Mulheres saúda as mulheres que, de Norte a Sul, dão significado à palavra Democracia, que ajudam com a sua força e determinação a defender as conquistas de Abril, que defendem projetos de vida e de sonho por uma vida digna e com direitos. Defendem o direito à igualdade, à justiça social, ao desenvolvimento e à Paz.

Hoje e agora, é preciso Retomar os caminhos de Abril e defender a Constituição Portuguesa, a soberania e a independência nacional, os direitos e a justiça social. É preciso continuar a lutar pela igualdade e a emancipação das mulheres, pelo fim da opressão e da discriminação, pelo fim da desumana exploração de quem trabalha e vive do seu salário!

O Movimento Democrático de Mulheres apela à participação de todas as mulheres nos desfiles do 25 de Abril, que dão força à nossa luta.

A democracia só se constrói e consolida com a participação das Mulheres!

Saudação 25 Abril

No Banner to display