25 de Janeiro de 2018

Saudação às mulheres trabalhadoras da Têxtil Gramax Internacional (antiga Triumph)

Quem luta, sempre alcança!
Saudação às mulheres trabalhadoras da Têxtil Gramax Internacional (antiga Triumph)

A declaração de insolvência pelo Tribunal constitui uma importante vitória na defesa dos seus direitos como trabalhadoras.

Naturalmente, estas trabalhadoras pretendiam, em primeira instância, manter os seus postos de trabalho e continuarem a laborar na fábrica, mas não sendo possível, tomaram nas suas mãos a defesa de direitos elementares, e, hoje, estão certamente mais aliviadas. Este desfecho constitui uma grande conquista e um exemplo de luta para todos nós.

Durante 20 longos dias e noites, estas mulheres mantiveram-se em vigilância, 24 sob 24 horas, protegendo o património da empresa e defendendo os seus direitos, enquanto trabalhadoras.  A determinação homérica destas trabalhadoras permitiu salvaguardar o património e, assim, poder esperar o pagamento dos salários em atraso e de indemnizações.

No passado dia 7 de janeiro, o MDM manifestou a sua solidariedade com a luta que os trabalhadores e estas mulheres, em particular, desenvolveram em defesa do património da sua empresa. Ouvimos testemunhos de grande determinação e coragem e, face a esta decisão, ao seu importante significado, não ficamos indiferentes.

Com esta decisão, podem, finalmente, requerer o subsídio de desemprego ou o fundo de garantia salarial  (e, assim, obter algum desafogo nos orçamentos familiares).

O MDM saúda os trabalhadores e, em particular, as mulheres trabalhadoras por esta importante conquista e principalmente pela sua coragem e determinação que constituem um exemplo na luta em defesa de direitos essenciais.

Este ano, o MDM assinala 50 anos de vida e agendou para o dia 10 de Março, uma grande Manifestação Nacional de Mulheres. Uma Manifestação que dará voz às mulheres, à sua luta contra as desigualdades, discriminações e violências que marcam o seu quotidiano e contra as situações de desrespeito pelos seus direitos. Uma Manifestação que afirmará o valor da participação das mulheres em igualdade em todas as esferas da vida – no plano familiar, laboral, social, político, cultural e desportivo.

Uma Manifestação Nacional de Mulheres que dará visibilidade à força da luta das mulheres pelo exercício dos seus direitos específicos, condição necessária à concretização de uma verdadeira política de igualdade, de justiça e de desenvolvimento do País.

E o exemplo destas trabalhadoras servirá de ânimo para as lutas que se avizinham.

A Direcção Nacional do Movimento democrático de Mulheres

No Banner to display