16 de Outubro de 2012

No Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos o MDM rompe silêncios

O tráfico de seres humanos é um negócio altamente lucrativo para grupos criminosos organizados, com lucros anuais na ordem dos 32 biliões de dólares americanos e é, hoje, a actividade criminosa mais rentável do mundo a seguir ao tráfico de drogas e armamento e a que tem crescido mais rapidamente, nos últimos anos.

As mulheres constituem 2/3 das vítimas de tráfico humano reportadas sendo a exploração sexual, de longe, a forma mais comum de tráfico de seres humanos (79%), seguindo-se o trabalho forçado (18%). As mulheres constituem 98% das vítimas de tráfico para exploração sexual e 50% das vítimas de tráfico são menores de idade.

O MDM – Movimento Democrático de Mulheres, organização que defende os direitos das mulheres, assinala o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos (18 de Outubro), desenvolvendo um conjunto de actividades em torno desta temática, através do seu projecto “Tráfico de Mulheres – Romper Silêncios”.

 

17 Outubro

9h – Entrega do Kit de Sensibilização à Secretária de Estado da Igualdade, na Assembleia da República

16h – Entrega do Kit de Sensibilização à Presidente da Comissão para a Igualdade de Género e Cidadania

17h30 – Entrega do Kit de Sensibilização à Presidente da Assembleia da República

Recepção e entrega do Kit de Sensibilização aos Grupos Parlamentares na Assembleia da República

 

18 Outubro

18h –     Conferência de Imprensa e largada de balões

Inauguração da Exposição “Tráfico de Mulheres – Escravatura dos Tempos Modernos”, na Galeria do Instituto

Português do Desporto e Juventude, em Faro

20h30 – Exibição do filme “Transe” no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. Orlando Ribeiro (Telheiras, Lisboa) com a apresentação do filme pela realizadora, Teresa Villaverde.

 

Informar e sensibilizar a opinião pública para a questão do tráfico de mulheres, contribuindo para a desconstrução de ideias feitas e desocultando mais um fenómeno de violência sobre as mulheres, é um dos objectivos do MDM com a realização destas iniciativas bem como a valorizar a difusão mediática da temática do tráfico de mulheres contribuindo para “ROMPER SILÊNCIOS”. Assim, vimos convidá-la/o a divulgar o Dia Europeu Contra o Tráfico de Seres Humanos e a acompanhar as acções promovidas pelo MDM.

No Banner to display