É um Projecto MDM  desenvolvido no distrito de Aveiro, uma região marcada pela diversidade de ocupação territorial, com actividades económicas, culturais e de produção de conhecimento que têm sofrido grandes transformações. É um território industrializado com forte desqualificação, onde têm ocorrido grandes alterações no tecido produtivo, com o encerramento de muitas indústrias, o declínio progressivo da pesca e da agricultura  e o consequente alastramento do desemprego. No ponto de vista social, registamos que a taxa de fecundidade na adolescência é de 15,9% o que nos merece uma atenção especial, bem como alguns sinais de aumento de discriminação de género, de violência doméstica e de feminização da pobreza decorrentes da crise económica e social. Os dados recolhidos permitem-nos concluir que os problemas da discriminação de género, da violência doméstica e sexual, do tráfico, têm vindo a crescer, na proporção do aumento dos problemas económicos e sociais que se abatem sobre a população da região.  Permite-nos também perceber que a escola pública continua a ser um espaço de intervenção importantíssimo, porque ali se encontram e conjugam todas as debilidades e potencialidades da comunidade em geral. Pretende-se construir novos produtos procurando contribuir para prevenir comportamentos discriminatórios e violências de vário tipo, nomeadamente no namoro.

CONGRESSO A MULTIPLICIDADE DAS VIOLÊNCIAS

PUBLICAÇÃO

VIDEO

Carta Aberta a propósito do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Vencer violências, Viver direitos!

Nesta data, remetemos ao Governo Português uma Carta Aberta (em baixo) exigindo o cumprimento da legislação em vigor e procedemos à edição de um folheto com vista a animar acções de contacto e esclarecimento junto de muitas mulheres divulgando as reivindicações do MDM. * Excelentíssimo Senhor Primeiro-Ministro, Drº. António Costa O Movimento Democrático de Mulheres tem vindo

wb_gestao2VIVER DIREITOS VENCER VIOLÊNCIAS