EM MOVIMENTO

Viver Direitos Vencer Violências | MDM assinala o Dia Internacional pela eliminação das violências contra as mulheres – 25 novembro 2020

Ontem, assinalou-se o Dia Internacional pela Eliminação das Violências contra as mulheres e os vários núcleos do MDM, por todo o País, realizaram iniciativas de informação e sensibilização. Neste dia, e ao longo de todo o mês de Novembro, desenvolvemos diversas iniciativas em torno da defesa dos direitos das mulheres, dimensão imprescindível da prevenção das violências contra as mulheres.

Defendemos que a consagração, na lei e na vida, de importantes direitos sociais, económicos, laborais, culturais e políticos, é uma dimensão inseparável do combate e prevenção das violências contra as mulheres. Para vencer violências, há que viver direitos!

Para o MDM, realizar estas acções de sensibilização e de afirmação da imprescindibilidade de VIVER DIREITOS, no actual contexto epidemiológico, assume especial importância. Assim, com diferentes modelos, foram diversas as iniciativas que os vários núcleos do MDM, de vários pontos do País, realizaram, ações de rua ou conversas online, entre outras formas criativas de contacto com as mulheres e de afirmação da urgência de viver direitos e vencer violências.

Para animar essas conversas e iniciativa, o MDM editou um folheto que pode ser consultado aqui.

Até 2021, o MDM desenvolve ainda um projecto (co-financiado pelo PO ISE) Para Além do Amor | Agir e convergir para mudar | Prevenir e combater as violências contra as mulheres. No âmbito deste projecto, o 25 de Novembro – Dia Internacional pela Eliminação das Violências contra as mulheres, assumiu um protagonismo nas iniciativas do projecto.

null

Folheto sobre as Violências contra as mulheres

O MDM defende que é urgente VIVER DIREITOS, VENCER VIOLÊNCIAS

Tempo de Antena MDM – 25 de Novembro de 2020

Galeria de imagens das iniciativas 25 de novembro de 2020

null

Galeria de imagens 25 de Novembro de 2020

Algumas das iniciativas realizadas pelo MDM, a propósito do Dia Internacional da Eliminação das Violências contra as Mulheres

No âmbito do Projecto desenvolvido pelo MDM (e co-financiado pelo PO ISE), realizaram-se quatro Laboratórios online em torno da violência doméstica, da violência no namoro, do tráfico de seres humanos e sobre as múltiplas formas de violência contra as mulheres.

Para além da conversa e sensibilização sobre estes temas, dirigido a um vasto público e amplamente participado, o MDM divulgou os produtos digitais: Vive+Aqui; UNLOVE e UNPOP e o ACT – Prevenir e combater o tráfico de seres humanos.

Estas aplicações têm como objectivo informar, dar pistas sobre como actuar, mas principalmente sensibilizar.

Laboratório Online sobre Tráfico de seres humanos

Laboratório online sobre violência doméstica

Laboratório Online sobre violência no namoro

Laboratório online sobre as violências

Os núcleos de Portalegre, Évora, Montemor-o-Novo e Beja, em parceria com as Uniões de Sindicatos dos três distritos do Alentejo realizaram no dia 25 de Novembro, em Évora, um cordão humano no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres.
Esta acção simbólica contou com cerca de 30 participantes e teve como principal objectivo sensibilizar para a necessidade de combater os vários tipos de violência sofridos pelas mulheres, como a violência doméstica, a prostituição ou a exploração laboral, mas também denunciar o seu agravamento durante o período da epidemia.
No final da ação as pancartas foram colocadas no jardim Diana, para que a sua mensagem pudesse chegar também aqueles que por ali passam.
Click on Add Media->Create Gallery to add a gallery

Em Braga, realizou-se uma Tribuna Pública e um debate sobre a violência laboral, em conjunto com a União de Sindicatos de Braga.

O núcleo de Bragança realizou uma acção de contactos no Instituto Politécnico de Bragança

O Núcleo de Faro realizou várias acções de contacto e sensibilização em Faro, no Mercado Municipal, em cafés, e ainda na União de Freguesia de Faro, na Câmara Municipal e pelo serviço de Ação Social em vários locais da cidade de Faro.

No distrito de Lisboa, realizaram-se várias iniciativas em torno das violências contra as mulheres, desde distribuições na Damaia, Loures e cidade Lisboa, a um flashmob na Escola Secundária da Ramada, em Odivelas.

Recentemente, uma das empresas têxtis do distrito de Viseu – BRINTONS -, iniciou um despedimento colectivo de mais de 40 mulheres trabalhadoras, mantendo 80 em lay-off. Aliás, algum das das mulheres que estão em lay-off já receberam carta de intenção de despedimento. Assim, o núcleo de Viseu realizou acção de contacto e de solidariedade com algumas das mulheres trabalhadoras da BRINTONS.

Editou um documento dirigido às mulheres trabalhadoras da BRINTONS e fez uma distribuição à porta da empresa, em Vouzela. Para conhecer  conteúdo do documento, clicar aqui

 

Também a propósito do 25 de Novembro, realizou outra acção de contacto com as mulheres trabalhadoras da SAGRES, empresa têxtil, em Mangualde; uma banca no Fórum de Viseu e afixou uma faixa do centro de Viseu.

wb_gestao2Viver Direitos Vencer Violências | MDM assinala o Dia Internacional pela eliminação das violências contra as mulheres – 25 novembro 2020