EM MOVIMENTO

Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira grava hino do Movimento Democrático das Mulheres

O hino do MDM, cujo título inicial é “É para ti, Mulher, esta canção”, tem letra de Manuel Branco, música de João A. Fernando, e foi cantado por Luísa Basto, uma amiga muito especial do MDM. Este hino foi editado em 1980, num single em vinil, pela Editora Telectra, foi produzido especificamente para o Movimento Democrático de Mulheres. Para conhecer a versão original, clicar na imagem abaixo.

                 

40 anos depois, o maestro Marcelo Alves, fez um arranjo para orquestra, coros e voz para este hino. A Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira, composta por dezenas de músicos e coralistas de todas as idades, executou-o e gravou-o, para que o MDM pudesse apresentar esta nova versão, a 8 de Março, na Manifestação Nacional de Mulheres, em Lisboa (Ficha técnica).

O hino faz parte da história deste movimento, com mais de 50 anos de existência, e traduz esta bela luta pela igualdade e a emancipação, que várias gerações de mulheres desenvolveram e desenvolvem, por todo o país, nunca esquecendo a dimensão de grande solidariedade para com as mulheres de todo o mundo, especialmente as vítimas dos conflitos armados, que proliferam por este mundo desigual e violento.

O hino continua a ser um motivo para enlaçar solidariedades e tecer igualdades entre todas nós. Mas o hino não é só nosso. É de todas as mulheres, como o próprio título do poema claramente sugere: “É para ti, mulher, esta canção”.

No dia 8 de Março de 2020, na Manifestação Nacional de Mulheres, este arranjo do hino do MDM ecoará nas ruas de Lisboa. Será o embalo da celebração do Dia Internacional da Mulher e da luta das mulheres e da sua força pela igualdade na vida, por mais e melhores direitos para as mulheres.  É para ti mulher, esta comemoração!

«Unidas levaremos longe a voz
Cantando por uma razão mais forte
Contigo somos mais, junta-te a nós
Na luta, a abraçar o sul e o norte»

wb_gestao2Tuna d’Os Voluntários de S. João da Madeira grava hino do Movimento Democrático das Mulheres

Related Posts