PROJECTO SAÚDE DA MULHER – CONSTRUIR A IGUALDADE
O Projecto Saúde da Mulher – Construir a Igualdade foi promovido pelo Movimento Democrático de Mulheres nos concelhos de Évora, Montemor-o-Novo e Arraiolos entre Fevereiro de 2010 e Outubro de 2012.
Ao promover este projecto o MDM pretendia introduzir a perspectiva de género no domínio prioritário da Saúde, como forma de contribuir para a eliminação de discriminações, promover a igualdade e o desenvolvimento. Intervir na área da saúde sexual e reprodutiva da mulher num território fortemente rural e cada vez mais desprovido de alternativas na área da saúde, em termos de informação e sensibilização para esta componente fundamental da vida.
No nosso Blog pode acompanhar as actividades desenvolvidas e planeadas pelo projecto saúde da mulher – construir a igualdade nos concelhos de Évora, Arraiolos e Montemor-o-Novo, em conjunto com os nossos parceiros, e consultar diariamente um conjunto de iniciativas e notícias locais, nacionais e internacionais, relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva das mulheres.
Após o término do Projecto, no final de 2012 decidimos dar continuidade ao blog, e continuar a disponibilizar dentro do possível, todas as notícias e actividades relacionadas com a temática da saúde sexual e reprodutiva da mulher no distrito de Évora e também divulgar algumas das actividades dos núcleos locais do Movimento Democrático de Mulheres.
Recursos
Aumentar o combate ao cancro da mama em todas as idades da mulher
As doenças oncológicas representam a principal causa de morte prematura em Portugal, influenciando também na perda de anos de vida saudável. O cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre as mulheres – representa 40% dos cancros -, e perspectiva-se que 1 em cada 8 mulheres possam vir a desenvolvê-lo. A sua incidência tem atingido cada vez mais mulheres jovens (faltam em Portugal registos actualizados).
𝑃𝑟𝑜𝑛𝑢𝑛𝑐𝑖𝑎𝑚𝑒𝑛𝑡𝑜 𝑀𝐷𝑀 𝗚𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝗼 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗮̀ 𝗜𝗩𝗚 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗼 𝗽𝗮𝗶́𝘀, 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗼 𝗦𝗡𝗦, 𝗲́ 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗼𝗿𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝗮𝗻𝘂𝗹𝗮𝗱𝗮!
𝗚𝗮𝗿𝗮𝗻𝘁𝗶𝗿 𝗼 𝗮𝗰𝗲𝘀𝘀𝗼 𝗮̀ 𝗜𝗩𝗚 𝗲𝗺 𝘁𝗼𝗱𝗼 𝗼 𝗽𝗮𝗶́𝘀, 𝗮𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲́𝘀 𝗱𝗼 𝗦𝗡𝗦, 𝗲́ 𝘂𝗺𝗮 𝗽𝗿𝗶𝗼𝗿𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗾𝘂𝗲 𝗻𝗮̃𝗼 𝗽𝗼𝗱𝗲 𝘀𝗲𝗿 𝗮𝗻𝘂𝗹𝗮𝗱𝗮! 𝗔𝘀 𝗺𝘂𝗹𝗵𝗲𝗿𝗲𝘀 𝗽𝗿𝗲𝗰𝗶𝘀𝗮𝗺 𝗱𝗲 𝘂𝗺 𝗦𝗡𝗦 𝗾𝘂𝗲 𝗿𝗲𝘀𝗽𝗼𝗻𝗱𝗮 𝗮̀𝘀 𝘀𝘂𝗮𝘀 𝗻𝗲𝗰𝗲𝘀𝘀𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀, 𝗰𝗼𝗺 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗳𝗶𝘀𝘀𝗶𝗼𝗻𝗮𝗶𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗲 𝘂𝗻𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝗱𝗲 𝘀𝗮𝘂́𝗱𝗲 𝗮 𝗳𝘂𝗻𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗿 𝘀𝗲𝗺 𝗰𝗼𝗻𝘀𝘁𝗿𝗮𝗻𝗴𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗼𝘀.
2007-2024 | 17 anos após o Referendo da despenalização da IVG
Uma luta de décadas, Um direito conquistado As mulheres lutaram e conquistaram o direito a escolher! 2007-2024 | 17 anos após o Referendo da despenalização da IVG Exige-se o cumprimento da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, através do SNS