“O CANTE NO FEMININO” AS VOZES DAS MULHERES NO PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL

[/vc_column]

(…) do mesmo modo que o trabalho produtivo realizado pelas mulheres é desvalorizado e se torna invisível… assim é a contribuição feminina quanto à transmissão do património cultural imaterial .

Janet Blake

BROCHURA

A IDEIA….

O projecto Cante no Feminino foi uma proposta do núcleo de Serpa, com o objectivo de que a ideia integrasse o  Plano de Acção e que as actividades a desenvolver em torno desta temática pudessem sair de um âmbito local para uma discussão mais abrangentes.

O MDM desenvolveu o projecto tendo em conta que a presença das mulheres no Cante deve ser estudada, apoiada e incentivada e que a sua participação em igualdade nesta expressão cultural assegura a visibilidade e promove a coesão social, tópicos que relevam da luta das mulheres de há longa data pela sua emancipação.

A partir da história e da função social do Cante, a direcção do MDM propôs-se fazer o levantamento dos grupos de mulheres no Alentejo e na diáspora, estabelecer uma cartografia do Cante no Feminino, ouvindo as mulheres desses grupos e dando-lhes a palavra em diálogo com as entidades locais.



GALERIA

wb_gestaoPROJECTO O CANTE NO FEMININO