Procurando contribuir para a concretização dos objectivos definidos para o milénio, o MDM elegeu como tema fundamental do Projecto Participar/Partilhar a Igualdade, desenvolvido no distrito de Aveiro, a conciliação entre a vida profissional e familiar.
Acreditamos que a escola pode desempenhar um papel fundamental para a mudança de mentalidades, desenvolvendo uma pedagogia da igualdade, facilitadora da desconstrução de estereótipos e de discriminações de que a mulher e o homem ainda são reféns.
Daí termos definido como um dos públicos-alvo estratégicos, raparigas e rapazes que frequentam as escolas, a partir do 7º ano de escolaridade, fornecendo um conjunto de material que pode ter tratamento pedagógico nas escolas, envolvendo jovens, professores/as e encarregados/as de educação.
Nesse sentido, apresentamos este “Kit-Igualdade”, que inclui algumas propostas de abordagem em contexto educativo das temáticas seleccionadas, que mais não são do que pontos de partida para o tratamento das questões da igualdade de género, em áreas curriculares ou extra-curriculares, organizadas em grandes unidades temáticas.