25 de Novembro de 2022
Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres
As violências têm de acabar onde quer que tenham lugar!
Aproxima-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o MDM assume esta data como um dia especial, exortando as nossas aderentes, activistas e dirigentes para estarem na rua, em cada terra, em cada concelho, dando a conhecer a multiplicidade de violências sobre as mulheres, exortando à luta das mulheres na exigência de que elas não sejam toleradas e que os governos tomem medidas para o seu combate, prevenção e erradicação.
Não calamos!
A multiplicidade de violências que atentam contra a integridade, segurança, liberdade, autonomia, direitos e dignidade das mulheres.
As violências sobre as mulheres – violência doméstica e no namoro, prostituição, tráfico humano, pornografia, violação, assédio moral e sexual, exploração no trabalho, mutilação genital, “barrigas de aluguer”, objectificação do corpo da mulher – não são uma fatalidade histórica nem cultural!
Nesse sentido exige a erradicação de todas as formas de violência sobre as mulheres e continuará a afirmar a justeza da luta das mulheres por condições de vida e de trabalho que são determinantes para garantir um projecto de vida autónomo, digno e liberto de violência.
Neste 25 de novembro, o MDM dinamizará em todo o território ações de contacto com mulheres prosseguindo esta luta, feita de recuos e de avanços, e considerado que ela é crucial neste tempo de sérios riscos de colapso nos direitos das mulheres e de surgimento subtil de novos estereótipos para ocultar, deformar ou afastar os desígnios das mulheres por uma condição social que salvaguarde a sua integridade e dignidade.
O MDM vai continuar a intervir para que sejam garantidas a todas as mulheres condições de vida e de trabalho que possibilitem um projecto de vida livre, autónomo e digno e apela a todas as mulheres que não tolerem a violência e que assumam com firmeza a denúncia e a exigência de políticas públicas eficazes na prevenção, combate e protecção e apoio às vítimas.
O MDM prosseguirá a luta para que as mulheres possam viver direitos e vencer violências. Esse é o caminho e o combate justo, necessário e urgente. Por ele vale a pena lutar unindo a força das mulheres em Movimento.
Siga as iniciativas do MDM, através da nossa agenda