EM MOVIMENTO

Nota _ Dia Internacional para a eliminação da Violência contra as mulheres

25 de Novembro de 2022

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres 

 

 As violências têm de acabar onde quer que tenham lugar!

Aproxima-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e o MDM assume esta data como um dia especial, exortando as nossas aderentes, activistas e dirigentes para estarem na rua, em cada terra, em cada concelho, dando a conhecer a multiplicidade de violências sobre as mulheres, exortando à luta das mulheres na exigência de que elas não sejam toleradas e que os governos tomem medidas para o seu combate, prevenção e erradicação.

Não calamos!

A multiplicidade de violências que atentam contra a integridade, segurança, liberdade, autonomia, direitos e dignidade das mulheres.

A violência física, psicológica, moral e sexual, seja em casa, no trabalho, no espaço público, na publicidade, na internet, nas zonas de conflito ou de guerra continua a flagelar a vida de muitos milhões de mulheres e raparigas em todo o mundo.
Persistem e agravam-se “velhas” formas de violência, e aumentam os maus-tratos e a exploração em torno da mercantilização do corpo das mulheres, raparigas e crianças.

As violências sobre as mulheres – violência doméstica e no namoro, prostituição, tráfico humano, pornografia, violação, assédio moral e sexual, exploração no trabalho, mutilação genital, “barrigas de aluguer”, objectificação do corpo da mulher – não são uma fatalidade histórica nem cultural!

O governo tem de cumprir a sua obrigação de prevenir e combater todas as formas de violência e não deve escolher entre as “más” e as outras “menos boas” em função da sua agenda e interesse.  O MDM exige que o governo cumpra os direitos das mulheres, promova a justiça social e previna e combata todas as formas de violência.

Nesse sentido exige a erradicação de todas as formas de violência sobre as mulheres e continuará a afirmar a justeza da luta das mulheres por condições de vida e de trabalho que são determinantes para garantir um projecto de vida autónomo, digno e liberto de violência.

Neste 25 de novembro, o MDM dinamizará em todo o território ações de contacto com mulheres prosseguindo esta luta, feita de recuos e de avanços, e considerado que ela é crucial neste tempo de sérios riscos de colapso nos direitos das mulheres e de surgimento subtil de novos estereótipos para ocultar, deformar ou afastar os desígnios das mulheres por uma condição social que salvaguarde a sua integridade e dignidade.

O MDM vai continuar a intervir para que sejam garantidas a todas as mulheres condições de vida e de trabalho que possibilitem um projecto de vida livre, autónomo e digno e apela a todas as mulheres que não tolerem a violência e que assumam com firmeza a denúncia e a exigência de políticas públicas eficazes na prevenção, combate e protecção e apoio às vítimas.

O MDM prosseguirá a luta para que as mulheres possam viver direitos e vencer violências. Esse é o caminho e o combate justo, necessário e urgente. Por ele vale a pena lutar unindo a força das mulheres em Movimento. 

Siga as iniciativas do MDM, através da nossa agenda

wb_gestaoNota _ Dia Internacional para a eliminação da Violência contra as mulheres

Related Posts