A violência contra as mulheres constitui crime e uma violação dos direitos humanos.

Segundo dados do relatório do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos (2014) uma em cada duas mulheres com deficiência é vítima de violência (inclusive abuso sexual).

A partir desta temática ‘‘As Mulheres e a Deficiência” pretende-se sensibilizar estas mulheres, famílias e organizações de pessoas com deficiência, bem como autarquias, entidades públicas e privadas para a problemática específica do peso da deficiência que recai sobre as mulheres.

Há uma clara desvantagem das mulheres com deficiência no que respeita às suas possibilidades de inserção no trabalho, na vida quotidiana, no exercício de direitos, nomeadamente relacionados com a saúde sexual e reprodutiva, com repercussão em casos de violência doméstica e abusos sexuais.

No que refere às famílias, são em geral as mulheres que têm um papel maior no que diz respeito à prestação de cuidados aos filhos ou outros familiares com deficiência. Esse facto pode ser coadjuvante de uma menor participação social e cívica das mulheres com deficiência.

O MDM, pretende ir ao encontro destas mulheres, sujeitas a discriminações múltiplas, advertindo para a natureza opressiva das desigualdades e discriminações com base no sexo e estimulando as mulheres com deficiência a identificar problemas, exercer direitos e ter em conta esta dimensão da igualdade como factor de reconhecimento da sua identidade política e social.


CONTACTOS

AV. ALMIRANTE REIS, 90 – 7ºA
1150 – 022 LISBOA
TEL: 218 153 398 | 925 993 333 | 966 432 560
geral@mdm.org.pt

wb_gestao2As Mulheres e a Deficiência