EM MOVIMENTO

MDM manifesta solidariedade para com Cristina Tavares, novamente despedida!

Aí está a retaliação para quem ousou enfrentar o assédio moral no local de trabalho! A Cristina, operária corticeira, exemplo de determinação pelo direito ao trabalho, ousou denunciar o tratamento desumano a que tem sido sujeita, após a sua reintegração pelo Tribunal, na empresa onde trabalhava, e que a tinha despedido ilegalmente.

O assédio moral a que foi sujeita, desde então, claramente comprovado pela ACT, veio a ser motivo da multa que foi aplicada à empresa Fernando Couto Cortiças S.A, de mais de 30 mil Euros.

Apesar desta evidência, porque a Cristina foi mesmo maltratada, desrespeitada, discriminada (que o diga a ACT), depois mesmo de ter sido reintegrada no seu posto de trabalho pelo Tribunal, na sequência de despedimento ilegal, vem um novo despedimento, dito por justa causa, com o alegado motivo da empresa estar a ser vítima de difamação por parte da trabalhadora!

Mais uma vez a Cristina, que não tem outro meio de subsistência que não seja o produto do seu trabalho ( fica na situação de despedimento, enquanto o Tribunal não decida o que fazer do novo processo que o Sindicato dos Corticeiros vai interpor contra a empresa, caso esta não retroceda na decisão de despedir a trabalhadora.

O despedimento de Cristina revela também, por parte da empresa, um absoluto desrespeito pela ACT, instituição que, entre outras, tem a função de fiscalizar o cumprimento das disposições legais relativas às condições de trabalho. É lamentável que, quase 45 anos depois de ABRIL, continuemos a assistir a um abismo inadmissível entre a lei e a vida.

O MDM tem acompanhado, desde o primeiro momento, a situação da Cristina (alvo, aliás, no seu X Congresso, onde esteve presente, de uma enorme ovação de reconhecimento e apoio à sua luta) e manifesta a maior solidariedade a esta mulher, já hoje reconhecida como exemplo de dignidade e de coragem para todas e todos os que defendem o direito ao trabalho, como um direito individual, social, emancipador e como requisito fundamental da democracia.

O MDM vai estar presente na marcha de solidariedade que o Sindicato dos Corticeiros e a CGTP vão realizar, na manhã do próximo sábado, dia 19, e manifesta a sua disponibilidade para intervir, no âmbito das suas competências, para que a Cristina Tavares retome o seu posto de trabalho e tudo a que nele tem direito.

Direção Nacional do MDM

Lisboa, 13 de Janeiro de 2019

Foto: Cristina Tavares no Xº Congresso do MDM

 

wb_gestao2MDM manifesta solidariedade para com Cristina Tavares, novamente despedida!