EM MOVIMENTO

Jornadas «As Mulheres e a Deficiência – Violências e Discriminações vs Direitos»

Teve lugar a 31 de Maio, em Almada, a primeira Jornada do projecto “As Mulheres e a Deficiência – Violências e Discriminações vs Direitos”, organizadas pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) com o apoio da CIG (Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) e da Câmara Municipal de Almada.

Pensada e criada como um espaço de reflexão e discussão sobre as questões específicas que afectam a vida das mulheres com deficiência, a jornada abordou temáticas como a inclusão, a participação das mulheres com deficiência e o exercício de direitos; violências e discriminações; sexualidade, direitos sexuais e reprodutivos.

Tratou-se de um debate vivo e enriquecedor, que contou com a participação de 83 mulheres e raparigas, muitas das quais com deficiência, e que tomaram a palavra, pela primeira vez, para falar de direitos e das múltiplas de discriminações que sentem quotidianamente.

O MDM destaca a participação de investigadoras, representantes e utentes de várias associações de pessoas com deficiência, nomeadamente da Associação Nacional de Sinistrados (ANDST), da Confederação Nacional de Organismos de Deficientes (CNOD), da Associação de Paralisia Cerebral Almada Seixal (APCAS), do Externato Zazzo – Associação Alma Sã, da Intervir.com, a Portugal Unidos pela Audição (UPA), da Cooperativa Nacional de Apoio aos Deficientes (CNAD), da APPACDM – Lisboa, da APPACDM – Quinta dos Inglesinhos (Almada), a APPACDM de Setúbal, a ANPAR – Associação Nacional de Pais e Amigos Rett.

Destaca ainda para a participação da Fenprof, do SPGL, da ACEGIS, da EAPN Portugal Rede Europeia Anti-Pobreza, da Associação Pais em Rede, da Câmara Municipal de Almada e de Lisboa, da Assembleia das Freguesias de Laranjeiro e Feijó e ainda do Instituto Nacional de Reabilitação I.P. e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Próxima jornada está já agendada!

Porque a luta das mulheres com deficiência é, também, a nossa luta, o MDM convida-vos a integrar este projecto, participando activamente na II jornada “ As Mulheres e a Deficiência” que se realiza no dia no dia 27 de Junho, no auditório do CIUL no Picoas Plaza, em Lisboa.

GALERIA

wb_gestaoJornadas «As Mulheres e a Deficiência – Violências e Discriminações vs Direitos»

Related Posts