EM MOVIMENTO

“ELAS AO SOM DA FÁBRICA”

No passado dia 4, o MDM participou na quarta edição do evento “Elas ao som da fábrica” que decorreu no Museu dos Lanifícios na cidade da Covilhã.

Esta iniciativa, da responsabilidade dos alunos finalistas do Curso de Ciências da Cultura da UBI, pretende, através das artes e da cultura, enaltecer o papel que as ex-operárias tiveram na indústria têxtil da Covilhã, valorizando deste modo a participação das mulheres na vida socioeconómica local e dando a conhecer as histórias de vida e de luta vividas por estas mulheres.
Numa conversa que se fez à volta da história das lutas vividas e protagonizadas pela D. Luzia, ex-operária fabril, do relato sobre o papel que as organizações sindicais desempenharam na organização dessas lutas, o MDM tornou claro que a igualdade não está plenamente cumprida, correndo riscos de retrocesso.
Pela voz de Filomena Pires, foi desenhado o retrato da situação atual das mulheres, evidenciada a necessidade de a igualdade consagrada na lei ser inscrita na vida das mulheres, destacado o papel que este movimento teve desde a sua formação, a relevância que tem atualmente na luta pela afirmação do valor e das mulheres. Foi ainda feito o apelo a que esta luta seja reforçada pela participação de mais mulheres, o convite a integrar a manifestação evocativa do Dia Internacional da Mulher que este ano decorrerá no dia 4 de março no Porto e 11 de março em Lisboa.

wb_gestao2“ELAS AO SOM DA FÁBRICA”