EM MOVIMENTO

Dia Mundial da Saúde | O direito à saúde não pode esperar!

Direito à Saúde para todas só com um SERVIÇO NACIONAL DE SAÚDE MAIS FORTE

Hoje, dia 7 de Abril de 2022, assinala-se o Dia Mundial da Saúde – instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o MDM assinala esta data, relacionando-a com uma importante conquista de Abril: o direito à protecção da saúde e o dever de a defender e promover, através do Serviço Nacional de Saúde (criado em 1979).

Neste ano, assinalam-se os 48 anos da Revolução de Abril, 46 anos da Constituição da República Portuguesa (e que consagrou o direito a cuidados de saúde com qualidade e em igualdade) e os 43 anos do Serviço Nacional de Saúde, e persistem desigualdades de acesso à cuidados de saúde e um contínuo desinvestimento no Serviço Nacional de Saúde e nos seus profissionais de saúde, e o MDM aproveita esta data para sinalizar algumas das dificuldades e problemas no acesso a cuidados de saúde, mas igualmente as medidas necessárias para melhorar os níveis de cuidados de saúde com qualidade e em igualdade, particularmente no que se refere à Saúde da Mulher.

Não podemos (continuar) a aceitar as desigualdades no acesso à saúde ou o desinvestimento no SNS e nos seus profissionais, dimensões que condicionam o direito à saúde, em particular à saúde da mulher. Para o MDM, a saúde da mulher, é um direito fundamental e condição de bem-estar e progresso social . O acesso à Saúde, através do SNS é factor imprescindível para uma verdadeira política de igualdade. Para conhecer melhor o conteúdo do comunicado do MDM, clique aqui.
wb_gestaoDia Mundial da Saúde | O direito à saúde não pode esperar!

Related Posts