EM MOVIMENTO

Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres assinalado em Aveiro

O MDM assinalou, na Universidade de Aveiro, o Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres, com distribuição de vários materiais de informação sobre o significado do dia e sobre o vídeo jogo sobre violência no namoro, produzido por alunos(as) do curso da licenciatura de Novas Tecnologias da Comunicação.

A interacção estabelecida com alunas, alunos e docentes do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro permitiu uma saudável troca de opiniões sobre a temática em causa e a divulgação de uma demonstração do vídeo jogo, que suscitou grande curiosidade e interesse.

Foi ainda comunicada a posição do MDM sobre a multiplicidade de violências que continua a marcar a vida das mulheres e que mereceu uma atenção especial do Projecto que desenvolveu em Aveiro, em 2013/2014. A dimensão do fenómeno da violência, exercida sobre as mulheres, que frequentemente se inicia no namoro, revela a urgência em desenvolver acções de combate e prevenção da violência, junto das escolas e com as escolas. Daí o MDM ter aproveitado este dia para propor aos poderes políticos, às escolas, às comunidades educativas e a todas as organizações e movimentos envolvidos no combate à violência, a organização de uma campanha de criação de “Escolas Livres de violência no namoro”. No entanto não deixa de advertir que tal Campanha exige investimento público na formação de professores, na contratação de técnicos(as) (como psicólogos(as) e assistentes sociais), na constituição de equipas técnico-pedagógicas multidisciplinares, nos agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, da diminuição do número de alunos(as) por turma, da revisão dos currículos, por forma a que se valorizem áreas de formação pessoal e social dos jovens, de envolvimento dos vários componentes das comunidades educativas.

O MDM manifesta a sua disponibilidade para continuar a dar o seu contributo no combate à violência no namoro e a colaborar com as escolas e com outras instituições para a formação de jovens saudáveis e afectivamente equilibrados.

wb_gestao2Dia Internacional da Eliminação da Violência sobre as Mulheres assinalado em Aveiro

Related Posts