null

LABORATÓRIO

ACT – Agir contra o Tráfico  Humano é uma aplicação gratuita  para telemóvel com vista à prevenção, combate e protecção das vítimas de tráfico de seres humano.

Disponibiliza informação sobre o crime de tráfico de pessoas, clarificando o conceito, tipos de exploração, factos sobre TSH e direitos das vítimas; como reconhecer e sinalizar situaçãoes; como apoiar e proteger as vítimas; o que fazer e onde se dirigir.

É desenvolvida pelo MDM – Movimento Democrático de Mulheres  em parceria com o Observatório do Tráfico de Seres Humanos | OTSH

O tráfico de seres humanos é um crime que priva as pessoas de seus direitos, arruína seus sonhos, e rouba sua dignidade.

É um crime que nos envergonha a todos. O tráfico de pessoas é um problema global ao qual nenhum país está imune. Milhões de vítimas são presas em essa armadilha e exploradas todos os anos nessa forma moderna de escravidão.

É uma grave violação dos direitos humanos e um crime no qual os traficantes lucram com a exploração de pessoas.
Todas as situações de tráfico são situações de violência contra a vontade das pessoas.
Muitas vezes, como forma de branquear o crime de tráfico e a exploração sexual, afirma-se que as vítimas “querem”, “aceitaram”, “consentiram”. Todas as convenções internacionais são unânimes na consideração a vítima não está em situação de dar qualquer tipo de consentimento, dada a violência (seja física, seja psíquica) a que está sujeita.

TODOS OS ANOS MILHÕES DE MULHERES E MENINAS SÃO TRAFICADAS EM TODO O MUNDO

Transformadas em mercadoria – compradas, vendidas, oferecidas, trocadas e descartadas – são exploradas nos criminosos negócios do trabalho escravo, da mendicidade e, sobretudo, da prostituição.

Na Europa, mais de 76% das vítimas de tráfico são mulheres e pelo menos 15% são crianças; As mulheres e as crianças são 95% no total de pessoas traficadas para fins de prostituição; A forma mais comum de tráfico de seres humanos é a exploração sexual (67%), seguida da exploração laboral (21%)*

Em Portugal, o Observatório do Tráfico de Seres Humanos refere que das 182 presumíveis vítimas de TSH sinalizadas em Portugal, 27 eram menores e 141 adultos, das quais 123 eram mulheres, sendo que estes casos estão associados, na sua totalidade, à prostituição.

Têm vindo a ser sinalizadas vítimas de origem portuguesa levadas a aceitar oferta de trabalho que escondem formas sofisticadas de recrutamento de pessoas para o tráfico doméstico e transnacional. Os jovens constituírem 20% das vítimas de tráfico na Europa. Estima-se que 67% são aliciados em locais públicos e nas redes sociais.

*Relatório sobre os progressos realizados na luta contra o tráfico de seres humanos (2016)  Comissão Europeia

ESPECTÁCULO DOCUMENTAL

TEMPO DE ANTENA

CONTACTOS

AVENIDA ALMIRANTE REIS, Nº 90 – 7º A
1150-022 Lisboa
21 815 33 98 | 92 599 33 33 | 96 643 25 60
projectoparaalemdoamor@gmail.com
geral@mdm.org.pt | www.mdm.org.pt
wb_gestaoTSH_LAB