27 de Novembro de 2017

MDM apresenta aplicação digital gratuita de apoio a vítimas de violência doméstica

O Movimento Democrático de Mulheres – MDM – assinalou em Évora o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres na passada sexta-feira, dia 24 de Novembro.

Foi inaugurada na Biblioteca Pública de Évora a exposição “De pleno direito e à luz da Igualdade” (patente até 7 de Dezembro), um conjunto de cartazes que convidam à reflexão sobre as violências e discriminações das mulheres, concebidos pela artista Susana Marques em parceria com a coordenação do Projecto “Mulher Q Vive +aQui”, desenvolvido pelo MDM na Região Alentejana.

Foi também apresentada nos Paços do Concelho a aplicação para smartphone “VIVE+AQUI”, uma ferramenta digital gratuita de apoio a vítimas de violência doméstica desenvolvida também no âmbito do projecto MulherQvive+aQui. Esta ferramenta destina-se a vítimas de violência doméstica, familiares e amigos, instituições e comunidade e geral. Disponibiliza informação sobre violência doméstica (clarifica o conceito, formas e ciclo da violência, direitos das vítimas) e esclarece sobre o que fazer e onde se dirigir. Caracteriza-se por uma linguagem simples e acessível, com valências inovadoras tais como lista de contactos de segurança, sistema de privacidade e possibilidade de transferência de documentos, por exemplo, para requisição do estatuto de vítima.

Rosa Coelho (Coordenadora do projecto MulherQvive+aQui) fez a apresentação da mencionada aplicação, tendo a sessão sido moderada por Vanessa Borges (membro da equipa de projectos MDM). Incluiu ainda uma comunicação sobre a “Importância de novas ferramentas no combate à violência Doméstica”, por Maria de Fátima Marques (Professora da Universidade de Évora/Escola de Enfermagem) e outra por Joana Sofio (Direcção Nacional e Núcleo de Évora do MDM) acerca do “Desenvolvimento de novas ferramentas no combate a violências de Género”. A Câmara Municipal de Évora esteve representada pelo Vereador Alexandre Varela.

Nos Paços do Concelho está ainda patente uma Exposição sobre a Aplicação e uma Manta de Retalhos, elaborada por participantes nas várias sessões e iniciativas do projecto MulherQvive+aQui.

Ver fotografias

No Banner to display