20 de Agosto de 2012

Manta de Retalhos em Campia

Em Campia as mulheres reclamaram justiça. Foi num ambiente de alguns contrastes que decorreu a terceira iniciativa do projecto Manta de Retalhos, dinamizado pelo Movimento Democrático de Mulheres no nosso Distrito. Por um lado a lucidez que alguns manifestavam relativamente às questões da igualdade por outro a fraca consciência de certos testemunhos face à necessidade de caminhar para uma sociedade onde as mulheres gozem de plenos direitos lado a lado com os homens, de existirem movimentos como o MDM.
Justiça foi talvez a ideia mais vezes escrita. É dela que fala a operária, mulher, doméstica, que exige que se respeitem os direitos conquistados por gerações de mulheres e homens que lutaram pela igualdade. É ainda dela que fala o retalho de um homem que apela à luta de homens e mulheres, com os olhos postos no futuro, contra as descriminações. Foi também feita referência à justa repartição, entre homens e mulheres, das tarefas familiares.
Numa alusão ao difícil acesso que as mulheres têm ainda aos cargos de poder, foi feito um apelo para que a sensibilidade feminina participe nas decisões, havendo mesmo quem tenha afirmado que “Portugal devia ser governado por mulheres”. Tendo por referência a conversa com a autora desta última inscrição, certamente que o objectivo não seria pôr os homens a andar a “toque de caixa”, mas levar à prática a convicção de que “ser mulher não é ser mais nem menos, é ser igual”.
De todos os retalhos se destaca o de uma pequenina, a Maria João, que declara: “Sendo diferentes, unidas, venceremos!”
Por ti e por todas as mulheres, Maria João, o MDM lutou, luta e vai continuar a lutar por um país melhor porque mais igual!
A próxima iniciativa a realizar no âmbito deste projecto vai procurar outros testemunhos, agora a norte do Distrito, sendo que oportunamente se divulgará o Concelho escolhido.

No Banner to display