É urgente combater de forma veemente o crime de tráfico de seres humanos.

Esse combate não pode ser desligado das causas que alimentam o negócio altamente lucrativo, que vive da exploração dos corpos e sonhos das pessoas. São as mulheres e crianças as vítimas mais vulneráveis, e em maior número, em consequência da pobreza, da desigualdade, da discriminação e da expansão do sistema prostitucional. Na Europa, mais de 76% das vítimas de tráfico são mulheres, e pelo menos 15% são crianças; as mulheres e crianças são 95% do total de pessoas traficadas para fins de prostituição; A forma mais comum de TSH é a exploração sexual (67%), seguida da exploração laboral (21%).
O MDM defende o cumprimento do Plano Nacional de Combate ao TSH e a criação de um Plano de Combate à Exploração na Prostituição, que assuma a prostituição como uma forma de violência contra as mulheres, garantindo, nomeadamente, o acesso imediato das pessoas prostituídas a apoios que lhes permitam a reinserção social, profissional e o acolhimento dos filhos, a par da criação de uma rede pública de centros de apoio e abrigo que prestem assistência psicológica, médica, social e jurídica às vítimas de tráfico e prostituição. É indispensável que este plano assuma corajosamente que a prostituição é a principal razão do tráfico de mulheres.

Recursos

CAP MULHERES
 CAP HOMENS
 EQUIPAS MULTIDISCIPLINARES ESPECIALIZADAS
 LNES
  • 144
 LINHA SOS IMIGRANTE (e serviço de tradução telefónica)
 APAV
  • 213 567 914
 LINHA SOS (Criança desaparecida)
  • 11600

Romper Silêncios em Viseu

Entre os dias 6 e 10 de Julho, o núcleo de Viseu dinamizou a Casa de Romper Silêncios que integrou o evento «Jardins Efémeros», um espaço de divulgação de informação, mas também um ninho que acolheu e contou histórias de tráfico de mulheres ocorridas em Viseu e no mundo.

Tráfico de seres humanos discutido em escola de Viseu

A exposição do MDM «Tráfico de Mulheres - Romper Silêncios» esteve presente na Escola Viriato, em Viseu, no passado dia 3 de maio, integrando os Encontros da Viriato, dia em que a escola abre as portas a toda a comunidade educativa.

GALERIA

ver mais

VIDEOS

wb_top_accessTráfico de Seres Humanos