SAÚDE DA MULHER

Numa abordagem relativa à saúde da mulher é imprescindível falar das suas especificidades que estão sobretudo relacionadas com a saúde sexual e reprodutiva.

No plano internacional, os direitos sexuais e reprodutivos só foram consagrados, em 1995, com a Declaração e Plataforma de Acção de Pequim, adoptada pela IV Conferência Mundial sobre a Mulher, da ONU.

Esta consagração permitiu considerar a saúde sexual e reprodutiva como um barómetro do desenvolvimento humano com impacto no indivíduo, na família e na sociedade como um todo. O efectivo acesso das mulheres a estes direitos exige uma resposta integral nos cuidados de saúde, quanto ao planeamento familiar, ao acompanhamento na gravidez, o parto e pós‐parto, na gravidez de risco e prematuridade, ao recém‐nascido e às doenças sexualmente transmissíveis.

A  efectivação  dos  direitos  das  mulheres,  na  lei  e  na  vida,  exige  que  todas  tenham acesso  à  saúde.  Uma  exigência  que  só  pode  ser  cumprida  pelo  Serviço  Nacional  de Saúde  (SNS).

2007-2024 | 17 anos após o Referendo da despenalização da IVG

Uma luta de décadas, Um direito conquistado As mulheres lutaram e conquistaram o direito a escolher! 2007-2024 | 17 anos após o Referendo da despenalização da IVG Exige-se o cumprimento da Lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, através do SNS

IVG Protesto e Indignação

Reproduzimos a carta enviada à Direcção de Informação da RTP a propósito da entrevista transmitida sobre a IVG, manifestando o nosso protesto e indignação pela mesma e desafiando a RTP a permiti, em espaço idêntico ao que deu aos que se opõe a este direito conquistado pelas mulheres, entrevistar o MDM .

wb_gestaosaúde da mulher