14 de Março de 2017

A voz de mais 20.000 mulheres fez-se ouvir em Lisboa! Pela Igualdade, Direitos, Desenvolvimento e Paz

Foi no dia 11 de Março que se assistiu à maior manifestação de mulheres realizada no nosso país nos últimos 20 anos. Mais de 20.000 mulheres responderam ao convite do MDM e fizeram da celebração do Dia Internacional da Mulher uma grandiosa manifestação de denúncia da persistente desigualdade e discriminação que nos afecta na família e no trabalho, e da sistemática violação dos nossos direitos enquanto mulheres, mães e trabalhadoras.

Dia 11 de Março as mulheres saíram à rua para reclamar o cumprimento de direitos e exigir respeito e valorização do seu papel e estatuto social no nosso país. Saíram à rua em luta contra a violência e em defesa da dignidade e dos direitos humanos das mulheres.

Esta Manifestação Nacional de Mulheres, que ficará na história da luta das mulheres portuguesas, deixa-nos a certeza, que é possível, desejável, imperioso, combater as discriminações e dar voz aos problemas das mulheres. Que é necessário ampliar a organização e a luta das mulheres na exigência do cumprimento dos seus direitos e por um mundo de Paz.

Após esta grande manifestação nacional de mulheres, a luta das mulheres e a acção do MDM vai continuar, transformando o ano de 2017, num mais forte pulsar da participação das mulheres, pela resolução dos seus problemas mais urgentes, mas igualmente por avanços imprescindíveis na concretização da igualdade, no cumprimento dos direitos, pelo desenvolvimento e pela paz.

Em 2018, celebraremos o Dia Internacional da Mulher uma vez mais em luta com a realização de uma nova manifestação nacional em defesa dos direitos das mulheres.

A luta das mulheres vai continuar e com elas o MDM estará sempre!

(Fotografia de José Manuel Fialho)

 

Intervenção de Sandra Benfica (PDF)

Intervenção de Ana Souto (PDF)

Intervenção de Regina Marques (PDF)

Ver fotografias

No Banner to display