9º Congresso do MDM

PELOS DIREITOS E A DIGNIDADE DAS MULHERES | A URGÊNCIA DE LUTAR POR ABRIL

O “Fórum Lisboa”, no dia 25 de Outubro de 2014, foi o ponto de encontro de mais de quinhentas mulheres oriundas de todo o país que, na qualidade de Congressistas e Convidadas, participaram na maior reunião de mulheres realizada no nosso país nos últimos anos.

Marcado por uma enorme combatividade, o 9º Congresso do MDM foi espaço de uma importante reflexão sobre a realidade das mulheres em Portugal e no Mundo e uma forte expressão da resistência e luta organizada das mulheres portuguesas. Realizado num contexto político, económico e social de profundos retrocessos de índole civilizacional nos direitos e na qualidade de vida das mulheres, dele resultou o compromisso da urgência de lutar pelos valores e direitos alcançados com Abril.

Com renovada força e alegria para continuar o projecto emancipador das mulheres, o 9º Congresso do MDM aprovou, por unanimidade, a Resolução Pelos Direitos e Dignidade das Mulheres – A Urgência de Lutar por Abril e a Carta dos Direitos das Mulheres.

O Congresso elegeu o Conselho Nacional, composto por 94 mulheres, de várias profissões e idades e ligadas a várias áreas da intervenção das mulheres portuguesas, que, a par da Direcção Nacional e do Secretariado posteriormente eleitos, compõem os órgãos de direcção do Movimento.


DOCUMENTOS

 Carta dos Direitos das Mulheres
 Resolução
 Moções
 Órgãos
 Intervenções

DIVULGAÇÃO

 Cartaz
 Convite – Programa
 Folheto

CICLO DE DEBATES

 “As Mulheres e a Ciência – um investimento para o desenvolvimento do país”
 “A política e a ética do cuidado”
 “Mudanças laborais – o emprego, questões emocionais e estéticas”
 “Combate à prostituição e ao tráfico – uma agenda de luta política e social pela dignidade das mulheres”

EM MOVIMENTO

VIDEOS

GALERIA

wb_top_access9º CONGRESSO